para que não se repita

Memorial às vítimas da Kiss é tema de seminário que começa domingo

da redação

Foto: reprodução

No domingo e na segunda-feira, será realizado em Santa Maria um evento voltado ao futuro memorial para as vítimas do incêndio na boate Kiss, que ocorreu em janeiro de 2013. O Seminário Internacional Produzindo Memória em Santa Maria: A Tragédia da Boate Kiss irá colocar em pauta as possibilidades e estratégias para definir os usos do espaço e, com isso, criar uma narrativa que conte a história às futuras gerações.

Leia mais sobre o Memorial da Kiss

A ideia é discutir o que terá dentro da estrutura a ser construída no lugar do prédio da boate, já que, até o momento, só há um projeto arquitetônico. "Como deve ser contada a tragédia? Através de quais recursos? Qual seria o público alvo do memorial? Quais atividades poderiam ser desenvolvidas neste espaço? Qual modelo de gestão poderia ser adotado para o memorial?" são alguns dos questionamentos que serão apontados no evento.

Além disso, o seminário pretende ser o ponto de partida para a criação de uma rede de apoio técnico para a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) com a participação de pesquisadores e gestores de espaços de memória que vão oferecer assessoria em todas as questões vinculadas ao desenvolvimento do projeto museográfico, os usos dos espaços e as ferramentas de gestão do futuro memorial.

No domingo, a atividade vai reunir familiares e sobreviventes da tragédia com renomeados especialistas nacionais e internacionais em uma atividade fechada, que ocorre das 14h30min às 17h, na sede da AVTSM (Prédio da antiga Reitoria, Rua Floriano Peixoto, 1.184, sala 601). Após, o grupo de pesquisadores irão até a tenda da vigília, na Praça Saldanha Marinho, e ao prédio da boate.

Na segunda-feira, a atividade será aberta ao público e gratuita, com especialistas do Brasil, Colômbia e Argentina, que visa refletir sobre os possíveis modelos para o memorial, com a apresentação de experiências concretas de processos de patrimonialização do sofrimento vinculado a tragédias coletivas. A palestra ocorre das 9h às 12h30min, na sala 218 do prédio da Reitoria, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Bairro Camobi. 

Domingo

  • 14h30min - Reunião de familiares e vítimas com especialistas

Segunda-feira

  • 9h - Abertura do evento com o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa
  • 9h10min - Palestra com Luis Carlos Toro Tamayo (Universidade de Antioquia, Colômbia)
  • 9h30min - Palestra com Marcio Seligman-Silva (Unicamp)
  • 9h50min - Palestra com o ex-diretor do Museu da Memória de Rosário, na Argentina, Ruben Chababo (Universidad del Litoral)
  • 10h10min - Perguntas aos palestrantes
  • 10h40min - Intervalo
  • 11h - Apresentação do projeto de curadoria e primeiros resultados de iniciativas para o futuro
  • 11h30min - Debate
  • Meio-dia - Assinatura do acordo de cooperação entre o reitor da UFSM, Paulo Burmann, e o presidente da AVTSM, Flavio Silva

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Encontro vai tratar da criação de rede de apoio a familiares de vítimas da Kiss Anterior

Encontro vai tratar da criação de rede de apoio a familiares de vítimas da Kiss

Junte selos do Diário e troque por um kit de potes de vidro Próximo

Junte selos do Diário e troque por um kit de potes de vidro

Geral